High Performance Clinic

IDENTIFIQUE O SEU PONTO DE DOR

DOR NO JOELHO

Artrose do Joelho

Associada a dor e perda de função, com diminuição de mobilidade e limitação da marcha, a artrose do joelho trata-se de desgaste da articulação, com perda progressiva da cartilagem, aparecimento de osteófitos (formações ósseas em forma de gancho), deformidade e derrame articular. Normalmente, é progressiva, piorando à medida que o tempo evolui. 

As principais causas são o desgaste natural da articulação, que ocorre devido à idade, excesso de peso, traumatismo direto e doença inflamatória associada ao uso indevido da articulação. 

Apesar de não se tratar a artrose, a prescrição de analgésicos e anti-inflamatórios numa fase inicial, seguido de um plano adequado de fisioterapia, objetivam o alívio da dor e melhoria da função articular. Apenas nos casos em que o tratamento conservador não resulta, está indicado o tratamento cirúrgico. 

Tendinite do Rotuliano

As tendinites mais frequentes são as que resultam da inflamação do tendão rotuliano que está localizado abaixo da rótula e é o que liga a rótula ao osso da tíbia. Esta inflamação é bastante comum em joelhos de atletas, principalmente saltadores, por isso, também recebe o nome de ‘’joelho de saltador’’, já que ocorre em 20% dos praticantes desse tipo de desporto. 

Dor na região anterior do joelho, que agrava ao saltar ou correr e que pode ser acompanhada de edema (inchaço) é o principal sintoma da tendinite rotuliana. 

Geralmente, o tratamento passa por medidas conservadoras, como fazer repouso, aplicação de gelo local, medicamentos anti-inflamatórios e fisioterapia. O plano de fisioterapia deve ser sempre adaptado a cada uma das fases da lesão, podendo passar por técnicas de mobilidade, crioterapia, alongamentos, eletroterapia, reforço muscular, entre outras.